domingo, 1 de julho de 2018

(D&D 4E) ARAUTOS DA GUERRA - CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA (Parte 3)

Olá jogadores e Mestres amantes de Dungeons & Dragons!
Eis que estamos dando continuidade à campanha de D&D 4E intitulada ARAUTOS DA GUERRA.
- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULO 1: AMYRIA (Parte 01), (Parte 02), (Parte 03)
- CAPÍTULO 2: O COVIL DE YEENOGHU (Parte 01), (Parte 02)
- CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA (Parte 01) (Parte 02)

== SINOPSE DO CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA ==

Os heróis foram até o Abismo e voltaram para trazer a paladina Amyria de volta à sua forma física, mas também foram informados pelo rei golias Raigor Dorso de Prata sobre o plano de invasão do infame vilão Lorde Auriakas Verminaard à capital Bordrin, que pretende trazer exércitos através de portais planares.

Para impedir os planos de Auriakas Verminaard, os heróis precisam adentrar um templo de Moradin em ruínas, onde descobrirão um parte do passado do vilão.

== OS HERÓIS ==

- Aleirf: Deva Clérigo de Bahamut 10
- Olivier: Halfling Ladino 10
- Samedi: Humano Lâmina Arcana 10
- Rytlock Piromaster: Humano Mago 10

== OS ENCONTROS ==

Após recuperarem o Icunábulo Primitivo do Templo Raiz da Montanha, os heróis retornam à Bordrin. Eles são recepcionados por alguns sacerdotes que os informam que o Cardeal Boris Barbaprata os aguardam no prédio do Conselho Regente da cidade.

Lá chegando, percebem que o local está abarrotado de pessoas: a informação que os membros do Conselho Regente estão sendo controlados mentalmente vazou para o público. Além disso, rumores afirmam que hordas e mais hordas de monstros foram avistadas pelas sentinelas descendo as montanhas fronteiriças.

Os heróis se reencontram com o cardeal Boris Barbaprata além da paladina Amyria e do eladrin senhor da guerra Khyrael, que havia ficado de acompanhá-la. Eles entregam o Icunábulo Primitivo ao cardeal Boris Barbaprata e este inicia o ritual que livrará do controle mental os anões do Conselho Regente além de todos aqueles que estiverem sob este efeito dentro da cidade.

O ritual é demorado e exigiu algumas horas, mas após sua conclusão, os anões regentes de Bordrin tem suas mentes libertas do controle que sofriam. Mas infelizmente não houve tempo de comemorações pois as hordas de monstros da Ordem Cromática avançaram e estão tentando tomar a cidade!

A tentativa de tomada da cidade já leva algumas horas quando as primeiras informações chegam, aparentemente as defesas da cidade não estão conseguindo lhe dar com algumas ameaças, são três ao todo: Um grupo de trolls andam derrubando as muralhas, um gigantesco dragão azul anda devastando casas com seus sopros elétricos e um bando de gigantes da colina estão causando destruição por onde avançam.

Os heróis são convocados para deter estas ameaças.


Bordrin está sitiada! Os heróis são convocados para deterem estas três ameaças!


ENCONTRO 12 (SESSÃO 29):

Os heróis decidem que enfrentar o dragão é prioridade. Eles são procurados por um anão mercador chamado Lorde Tordekerimm que oferece sua fortaleza localizada na região onde o dragão está concentrando seus ataques. Lá, os heróis podem utilizar as balestras para tentar derrubar o dragão e forçá-lo a pousar.

Os aventureiros então partem para a fortaleza do mercado com um punhado de soldados para auxiliá-los no ataque. O grupo de divide, alguns tentarão chamar a atenção do dragão azul, enquanto outros irão manusear as balestras para tentar disparar ganchos com correntes nas asas do dragão.



O combate contra o dragão se dividiu em duas partes, a primeira parte consistia em derrubá-lo para o solo, que foi resolvido através de um desafio de perícias.

Os aventureiros conseguem chamar a atenção do dragão com sucesso, o atraem para o alcance das balestras e tentam dispará-las contra ele. Houveram alguns empecilhos no caminho, mas os heróis conseguem prender os ganchos nas asas do dragão azul e trazê-lo para baixo.

Após o dragão ser forçado a pousar, os aventureiros correm até ele para abatê-lo. A fera encontra-se presa ao chão incapaz de de movimentar ou de alçar voo, mesmo assim ela ainda consegue defender-se e desferir ataques violentos. Os heróis levam um tempo, mas conseguem subjugar a fera.


A segunda parte do encontro contra o dragão azul foi o combate em si.

ENCONTRO 13 (SESSÃO 30):

Um dia se passa após os o confronto contra o dragão azul. O cerco a Bordrin ainda ocorre e os gigantes e os trolls ainda não foram repelidos. Os heróis partem para o local onde os gigantes atacavam no momento.

Ao chegarem, avistam dois gigantes da colina ordenando um pequeno batalhão de orcs a devastarem a cidade enquanto eles mesmos destroem alguns prédios com a própria força bruta. Um pouco mais atrás, uma cria vermelha incendeia os destroços com seus cuspes de fogo.

Os heróis avançam para impedir que os gigantes causem mas destruição. Os gigantes tentam resistir, mas são subjugados pelos heróis sem muitos esforços.


Os gigantes da colina não conseguem dar cabo do poderio dos aventureiros.

ENCONTRO 14 (SESSÃO 30):

No dia seguinte, e o terceiro dia da invasão da horda de monstros contra a cidade, os heróis partem para enfrentar um bando de trolls que adentrava cada vez mais Bordrin. Os trolls destruíam as muralhas da cidade, criando assim passagem para que os monstros pudessem atravessar.

O confronto contra os trolls foi bem mais trabalhoso que o confronto contra os gigantes, mas os heróis conseguiram dar cabo deles.


Trolls conseguiram atravessar as muralhas!

ENCONTRO 15 (SESSÃO 31):

O esforço dos heróis foi bastante significativo para as defesas da cidade, graças à eles, Bordrin conseguiu dar a volta por cima e pôde repelir as hordas de monstros invasoras. Esse esforço não passou despercebido, eles são reconhecidos como os salvadores de Bordrin e são chamados para o prédio do Conselho Regente para receberam as congratulações merecidas.

Bordrin está salva! A cidade comemora e lamenta pelos seus mortos. Três dias mais tarde, os heróis se encontram no prédio do Conselho Regente para receberam títulos e gratificações. Além deles, outros heróis que também participaram da invasão também se encontravam presentes: A deva paladina Amyria, o eladrin senhor da guerra Khyrael, o rei golias bárbaro Raigor Dorso de Prata e seus três filhos; os golias Roco e Bonara e o halfling bárbaro Garruk Coração Puro. Porém, um assunto referente ao vilão Lorde Verminaard deve ser debatido, afinal, tudo isso por qual Bordrin passou, a invasão, o domínio mental, a reunião de um exército, foi obra dele.

O halfling/homem rato Olivier leva ao conhecimento de todos que Lorde Verminaard não participou da invasão, em vez disso, ele coordenou tudo de longe, escondido em um vilarejo próximo: Tarth. O Conselho debate sobre o que deve ser feito para lidar com Verminaard de uma vez por todas.

Porém, a reunião é inesperadamente interrompida quando uma agitação no jardim do prédio chama a atenção de todos. Um grupo de guardas se posiciona diante de um enorme portal arcano que se manifestou no jardim. Então, atravessam do portal diversos monstros, dois gigantes da colina, um basilisco, uma mantícora, alguns xvarts e além deles, os dois últimos generais draconatos da Ordem Cromática de Verminaard.


A Ordem Cromática realiza sua última investida contra Bordrin. Desta vez eles estão atacando diretamente o Conselho.

Os aventureiros não são os únicos a defenderem o Conselho Regente, os diversos heróis presentes e o exército local se unem à batalha. O confronto é intenso, e os heróis utilizam suas melhores manobras, suas mais fortes magias, seus golpes mais poderosos para deitarem os invasores.

Com o tempo, os inimigos vão sendo vencidos, um  a um vai caindo perante o imenso poder dos aventureiros, os generais não são mais uma ameaça. Porém, quando todos achavam que a batalha estava vencida, um enorme rugido ressoa no ar.


No alto do telhado do prédio do Conselho, um enorme dragonete alado pousa para que seu cavaleiro githyanki olhe com desdém para o confronto lá embaixo. Ele braveja para os generais draconatos da Ordem Cromática derrotados e resolve assumir as rédeas desse confronto ele mesmo. O githyanki ordena que seu dragonete avance, e ele é seguido pelos seus soldados githyankis.


Os heróis conseguem vencer os inimigos invasores um por um...

... porém um novo vilão surge para tentar virar o jogo!

O general githyanki Zithiuum tenta com todos seus esforços eliminar os malditos heróis de Bordrin, seu dragonete desfere ataques ferozes e exala um sopro devastador. Mas com o tempo, o general percebe seu poderio não consegue dar conta dos aventureiros que deveriam estar fracos por batalharem contra os monstros e acaba cedendo assim como todos aqueles que cruzaram o caminho dos heróis.

O general githyanki é vencido, os monstros foram vencidos, assim como os dois últimos generais da Ordem Cromática. Bordrin foi salva em definitivo graças aos aventureiros!

== OBSERVAÇÕES DO MESTRE ==

- Esta terceira parte da aventura apresentaria uma grande invasão à uma das maiores cidades de Nerath. Porém, eu queria que esta parte da aventura fosse algo mais do que um combate seguido do outro linearmente para representar essa invasão. Por isso, resolvi pensar em um sisteminha para simular essa guerra. Algo que os próprios jogadores pudessem sentir que a cidade poderia ser tomada a qualquer momento e que eles realmente sentissem que suas ações fariam a diferença. Vejam como ficou:

1. Deu um pouco de trabalho, mas ideia acabou sendo algo bem simples: criei uma espécie de "ficha de personagem" para representar a cidade de Bordrin e uma outra "ficha de personagem", para representar o exército invasor.

Os dois lados a batalha eram representados por duas "fichas de personagens".

 2. Notem que nem todas as habilidades da ficha de Bordrin estão disponíveis a princípio. De fato, sem essas habilidades, é uma ficha bem fraca em comparação comparação com a outra que representa a Horda Invasora. Para poder "destravar" essas habilidades, os personagens teriam que enfrentar três combates diferentes. Combates importantes que, com sua vitória, poderiam fazer com que as defesas da cidade melhorassem ainda mais. Cada combate vencido iria destravar uma habilidade.

3. Defini quais seriam os três combates: Um dragão azul destruindo prédios importantes, uma dupla de gigantes da colina abrindo caminho por entre as construções da cidade e um grupo de trolls que estavam dando trabalho aos soldados da cidade. Criei um "mapa de avanço inimigo" da cidade e distribuí as ameaças por ele.

Enquanto os heróis enfrentavam uma das ameaças, as outras iam avançando pela cidade.

4. Enfrentar 3 combates pode até ser uma experiência regular para os aventureiros do calibre deles, então resolvi dizer que a invasão iria durar por 4 dias. Em cada dia, eles iriam enfrentar um desses três encontros, na ordem que eles mesmo escolherem (lembrando que cada combate diferente, deixa a cidade mais resistente de uma forma diferente). Os personagens deles não iriam conseguir descansar direito durante esses 4 dias (guerra é guerra), portanto eles teriam que pensar melhor a respeito de quais poderes e magias eles iriam utilizar em cada combate. 

5. Além disso, para criar um clima de maior urgência, tensão e de escolhas decisivas, no final de cada dia seria feito uma única troca de ataques entre as fichas da cidade Bordrin e da Horda Invasora. Dessa forma, no começo de cada dia, os personagens iriam escolher um dos três encontros para enfrentar. Vencendo aquele encontro, eles iriam "destravar" a habilidade na "ficha de personagem" da cidade de Bordrin referente ao encontro que eles venceram naquele dia. Dependendo de quanto de dano a cidade sofresse ou causasse na Horda Invasora, a decisão de qual combate enfrentar no dia seguinte poderia ser bem variável. Sem contar que a própria Bordrin poderia cair perante as forças da Horda Invasora antes dos 4 dias terminarem. Isso iria depender dos danos.

6. Outro aspecto que resolvi implementar para poder criar aquele clima de invasão, foi uma tabelinha de aspectos aleatórios que poderiam ocorrer durante uma invasão. Havendo coisas boas e algumas coisas ruins. No começo de cada dia da invasão, antes dos personagens irem para um dos encontros de combate, jogávamos na tabela, o que iria ocorrer naquele dia. Dependo do resultado, isso poderia ajudar ou atrapalhar os heróis.


Coisas boas e ruins poderiam ocorrer durante uma guerra.

- Esse sisteminha que inventei foi bastante satisfatório. Porém o sistema de avanço de tropas inimigas ainda precisa de um aprimoramento, pois acabou ficando meio inútil.

- ENCONTRO 12 (SESSÃO 29): O combate contra o o dragão azul foi fruto de uma ideia que tive há muito tempo que consistia de suas partes, a primeira seria derrubá-lo dos ares para forçá-lo a lutar no chão na segunda parte. Pois afinal, dragões lutando no solo é uma coisa, voando a coisa muda de figura. Graças ao sistema de Desafios de Perícias, pude colocar em prática essa ideia perfeitamente.

Monstros do Encontro
- 1 Dragão Azul Adulto (Artilheiro Solitário de Nível 13).

- ENCONTRO 13 (SESSÃO 30): Aqui apareceram os primeiros gigantes da campanha. A maioria dos gigantes são monstros de tamanho Grande, coisa que não não me agrada tanto uma vez que há inúmeras criaturas de tamanho Grande que não se equiparam com os gigantes (os ogros por exemplo). Estipulei que para minhas campanhas, os gigantes seriam criaturas de tamanho Enorme, no mínimo. Porém minha idéia foi frustrada quando vi o mapa que eu havia escolhido para aquele encontro. Ele não permitia que criaturas de tamanho Enorme se movimentassem muito bem por ele, então fui vencido pela preguiça de procurar um mapa mais adequado para colocar esses gigantes e resolvi fazê-los de criaturas de tamanho Grande mesmo apenas para aquele encontro.

Monstros do Encontro
- 2 Hill Giants Avalanchers (Guerrilheiro de Nível 14)
- 1 Redspawn Firebelcher (Artilheiro de Nível 12)
- 4 Orcs Riffian (Bruto Lacaio de Nível 12) 

- ENCONTRO 14 (SESSÃO 30): Mais um encontro contra trolls! Eu amo trolls! Este encontro aqui, diferente do encontro passado contra os gigantes, deu mais trabalho para os aventureiros. Na verdade, achei que o encontro contra os gigantes daria mais trabalho.

Monstros do Encontro
- 2 War Trolls (Soldado de Nível 14)
- 1 Spitting Troll (Soldado de Nível)
- 1 Two-Headed Troll (Bruto de Elite de Nível 10)

- ENCONTRO 15 (SESSÃO 31): Eis o combate final da aventura. Neste combate, eu queria testar algo, queria ver como seria um encontro onde os personagens estariam com todos seus recursos 100% disponíveis. Todos os pontos de vida restaurados, todos seus poderes e magias disponíveis e todos seus pulsos de cura restaurados. E devo dizer... Eles mal suam.
 
O encontro foi dividido em duas partes, a primeira parte foi a investida final dos generais da Ordem Cromática contra Bordrin. Aqui eu aproveitei para colocar alguns monstros que sempre quis ver como eles ficaram no D&D 4E, como o Basilisco e a Mantícora. Houveram mas gigantes da colina (de tamanho Enorme dessa vez) e alguns lacaios que inventei.
 
Monstros do Encontro (Parte 1)
- 2 Dragonborns Gladiator of Tiamat (Soldado de Nível 10)
- 2 Hill Giants Avalanchers (Bruto de Nível 13)
- 1 Basilisk (Controlador de Nível 12)
- 1 Manticore Impaler (Bruto de Nível 11)
- 4 Xvorts (Lacaio de Nível 11)
 
- A segunda parte do encontro teve início assim que os dois draconatos caíram, e teve como objetivo apresentar rapidamente quem estava verdadeiramente por trás das ações da Ordem Cromática e da invasão a Bordrin. Eis que surge uma criatura inédita para os personagens: um Githyanki.

- O general githyanki surge montado em seu dragonete alado juntamente com alguns soldados rasos. Ele entra no combate mas também não dá muito trabalho para s heróis. A interpretação das regras de combate montado também não ajudaram muito, enfraquecendo moderadamente o vilão. Em poucas rodadas, o novo vilão é subjulgado.

Monstros do Encontro (Parte 2)
- Zithiruun, the Broken General (Guerrilheiro de Elite de Nível 14)
- Rathoraiax (Bruto de Elite de Nível 13)
- 5 Githyanki Thug (Lacaio de Nível 12)
 
- Houveram diversas ideias para este último confronto que tive que descartar, seja pro combate não ficar muito difícil, seja para o encontro não se estender por muitas horas. Uma dessas ideias era fazer com que os dois draconatos fossem monstros do tipo Elite, e novamente como ocorreu no encontro no relicário, não foi possível. Outra ideia era fazer com que o general githyanki surgisse montado em um dragão vermelho, que seria um monstro do tipo solitário e tudo mais. E finalmente, a ideia original era fazer com que os githyankis que surgiram juntamente com o General Zithiruun serem monstros normais em vez de lacaios.

- Esse combate final acabou sendo "fácil" para um combate final (uma vez que os personagens estavam com todos seus recursos disponíveis), porém ele se estendeu por algumas horas, então realmente foi uma boa ideia não implementar o que eu havia planejando antes.

- Por fim, esse último encontro serviu para fechas algumas pontas soltas na história. Falta os heróis lidarem com a ameaça do Lorde Verminaard. Mas isso fica para a aventura seguinte.

- Toda essa aventura foi baseada na aventura The Temple Between, da Dungeon Magazine 161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário