quinta-feira, 2 de novembro de 2017

(D&D 4E) ARAUTOS A GUERRA - CAPÍTULO 1: AMYRIA (Parte 2)

Olá jogadores e Mestres amantes de Dungeons & Dragons!

Eis que damos início a nossa nova campanha de D&D 4E! A campanha intitulada ARAUTOS DA GUERRA. 

- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULO 1: AMYRIA (Parte 01), (Parte 03)

== SINOPSE DO CAPÍTULO 1: AMYRIA ==
 
Os heróis atendem a um chamado heroico. O vilarejo de Brindol antigamente era tiranizado pelo dragão verde Vizzerdrix, que fazia seu covil em uma fortaleza localizado em uma ilhota próxima. O dragão exigia tributos abusivos dos moradores de Brindol, que sempre os deixavam nas condições mínimas de vida. Recentemente, um grupo de aventureiros deu a vida para eliminar Vizzerdrix, e agora, Brindol clama pela ajuda dos heróis para adentrarem o antigo covil da fera e recuperar seus bens e tesouros que foram tomados. Porém, os heróis descobrirão que o covil guarda mais do tesouros e itens mágicos, ele guarda algo grande que remete a história recente de Nerath...

== OS HERÓIS == 

- Aleirf: Deva Clérigo de Bahamut 6
- Garruk Coração Puro: Halfling Bárbaro 6
- Khyrael Sunstrider: Eladrin Senhor da Guerra 6
- Samedi: Humano Lâmina Arcana 6
- Vernus: Humano Mago 6 

== OS ENCONTROS == 

ENCONTRO 04 (SESSÃO 04):

Após eliminarem a patrulha de gnolls, os heróis finalmente alcançam o Forte do Ninho Verde. Não havia nenhum sinal de que o forte estava sendo ocupado, apesar da carta que os heróis encontram no corpo de um dos gnolls confirmassem o contrário. A entrada do forte estava impedida por uma grade, Aleirf, o deva clérigo, levantou a pesada grade para que o restante do grupo atravessasse, porém uma segunda grade desceu ativada por alguns trogloditas que estavam de tocaia e prendeu o grupo.

Através de algumas frestas nas paredes e no teto, os trogloditas atacavam os heróis que estavam incapazes de revidar. Garruk, o halfling bárbaro, prontamente ergue a segunda grade e Raegar, o humano paladino, abre a porta de entrada do Forte do Ninho Verde para que todos corram para dentro para evitar os ataques. A entrada dava acesso ao pátio do forte, na qual continha 3 outras portas. Em uma dessas portas, Arbalastras animada começaram a disparar virotes mortais nos aventureiros, além disso, os trogloditas vieram ao encalço dos aventureiros. O paladino ficou para trás segurando a onda de trogloditas enquanto os aventureiros avançavam em direção das arbalastras. No percurso, o clérigo ativou uma armadilha de setas enquanto um monstro da ferrugem saía de seu ninho e avançou desesperado para devorar a armadura completa do paladino.

Foi uma batalha árdua, mas com sinergia, e principalmente com as poderosas magias de zona de Vernus, o humano mago, os heróis superaram mais este desafio a custa de muito suor.

Os heróis invadem o Forte do Ninho Verde mas com muitos monstros no encalço.

Raegar, o humano paladino, fica para trás para segurar a onda de inimigos.

ENCONTRO 05 (SESSÃO 05):

Os heróis conseguem penetrar no Forte do Ninho Verde após um embate contra os trogloditas invasores. O humano paladino Raegar começa a se sentir mal, ele foi envenenadoi durante o combate. Nem mesmo as curas milagrosas do deva clérigo Aleirf foram capazes de desfazer o veneno. O feral vingador Klaus se oferece para levar o paladino de volta à cidade afim de obter cuidados.

Enquanto isso, dois novos heróis, o humano lâmina arcana Samedi e o eladrin senhor da guerra Khyrael, únicos sobreviventes do grupo que deu a vida lutando contra o dragão Vizzerdix que fazia deste forte seu covil, despertam trancafiados em uma cela curados e tratados de seus ferimentos que obtiveram no embate contra o dragão. Alguns mercenários os recepcionam dizendo que eles foram vendidos para alguns gnolls e que serão levados como escravos no dia seguinte. Quando os mercenários deixam a prisão os dois heróis, através de magia e ladinagem conseguem fugir da prisão. Quando conseguiram sair de suas celas, os dois novos heróis ouviram uma estranha voz feminina em suas cabeças, a voz perguntava por eles e dizia não se recordar de onde estava e quem ela era. Momentos depois a voz feminina cessa e não se manifesta mais.

O senhor da guerra e o lâmina arcana, desprovidos de seus equipamentos perambulam por túneis subterrâneos até que encontram uma escadaria que leva para um andar superior. Ao subirem, os dois fugitivos dão de cara com os mercenários que os capturaram. O lâmina arcana Samedi sente sua espada próxima e a materializa em sua mão, um confronto contra os mercenários se inicia. Ao mesmo tempo, nossos heróis ouvem um barulho de batalha atrás de uma porta dupla próxima e vão investigar. Quando se encontram com os mercenários lutando contra os heróis fugitivos, os heróis entram no confronto.


Os personagens antigos e os personagens novos se encontram durante uma luta contra alguns mercenários malignos

ENCONTRO 06 (SESSÃO 06):

Com os mercenários derrotados os heróis encontram um tempo para recobrarem suas energias. Porém, um dos mercenários, um mago, foi rendido pelos aventureiros e eles discutem o que fazer com ele, mas decidem levá-lo até o subsolo e deixá-lo preso em uma das celas onde o humano lâmina arcana Samedi e o eladrin senhor da guerra Khyrael escaparam.

Quando eles descem até o subsolo, a estranha voz feminina volta a se manifestar, mas desta vez todos conseguem ouví-la. Assim como da primeira vez, ela clama por socorro, e cita que a energia do Caos Elemental a está afetando. E novamente, ela não se manifesta mais após estas poucas palavras. No corredor do subsolo, os heróis encontram o corpo de um ogro que teve sua cabeça explodida. Após prenderem o mago mercenário em uma das celas os heróis decidem investigar o corpo e encontram um rastro de sangue.

O rastro os conduzem até uma área do subsolo bastante podre, com cheiro de putrefação. Porém os heróis ouvem uma outra voz em suas cabeças, bem diferente da primeira voz feminina. A nova voz parece estar falando consigo mesma e parece estar procurando por algo. Quando os aventureiros avançam ainda mais na nova câmara, eles se deparam com uma estranha criatura humanoide, pele pálida, corpo esguio, olhos grandes e negros e seis braços. Um Tecelão da Magia, apesar de nenhum dos heróis reconhecerem sua raça.

O Tecelão os cumprimenta, ele explica que estava alí buscando por um artefato de enorme poder, mas após uma rápida troca de palavras, o Tecelão exige que eles saiam mas que deixem seus itens mágicos no chão antes de partirem. Após essa manifestação hostil, os aventureiros atacam o Tecelão.

A estranha criatura está em desvantagem numérica, porém consegue lhe dar sozinha com todo o grupo, cada uma de suas mãos conjura magias diferente que o ajudam a suportar os ataques dos heróis e revidar à altura. Porém o imenso poder do Tecelão não consegue oprimir os aventureiros e estes acabam por abatê-lo.


Os aventureiros enfrentam seu primeiro monstro solitário da campanha.

ENCONTRO 07 (SESSÃO 07): 

Após derrotarem o Tecelão da Magia, os heróis analisam o ambiente e descobrem que aquele local trata-se de uma cripta, eles abrem algumas dessas criptas e se deparam com diversos sarcófagos contendo os corpos dos antigos governantes e heróis do lugar. Deixando os mortos descansarem, os aventureiros decidiram se eles iriam descer por um túnel vertical que eles encontraram em uma sala anterior ou se iria explorar o restante do castelo. Explorar o castelo foi decidido.

Os heróis retornam pelas escadarias do subterrâneo e retornam ao pátio central, ainda havia duas portas no pátio que ainda estavam fechadas, uma ao norte e outra ao oeste, os heróis seguem e abrem a porta a oeste se deparando com uma área do Forte do Ninho Verde onde estavam guardados diversos animais, cães, hienas e um gigantesco javali abissal. Pelo visto os heróis encontraram os bichinhos de estimação dos mercenários, trogloditas e gnolls invasores do forte.

Os aventureiros não tiveram muita dificuldade em conter a fome insaciável das criaturas, eles ficaram amontoados na entrada e assim conseguiram impedir que as criaturas os cercassem. O javali abissal foi o que tardou mais para cair. Ele mal conseguiu acertar seus ataques, porém uma vez que seus chifres acertassem, muito sangue era derramado.


A bicharada está a solta! E o azar nos dados do Mestre também! hehehe

ENCONTRO 08 (SESSÃO 08): 

Após eliminarem os animais selvagens que estavam infestando os estábulos, os heróis encontram um local onde podem permanecer e descansar. Porém, trataram de travar uma das portas usando o corpo do imenso javali abissal que eles mataram. O que foi uma boa ideia, pois isso impediu um encontro aleatório.

Descansados após 6 horas, os heróis voltam a explorar o interior do Forte do Ninho Verde. Prosseguem por uma porta ao norte e descobrem que instalaram uma armadilha de veneno nela que afetou alguns dos heróis. A porta revelava uma estranha área no interior do castelo onde árvores cresciam enfeitando o ambiente. Próximas a um antigo trono, estavam duas mulheres com uma pele esverdeada e que cheiravam a perfume. Dríades.

Assustadas com a invasão repentina dos heróis, logo elas são alertadas pelos seus dois unicórnios guardiões que alguns daqueles invasores (o eladrin senhor da guerra Khyarel e o humano lâmina arcana Samedi) eram parte do grupo que mataram o dragão verde Vizzerdrix que dominava o lugar. As dríades enfurecidas então atacam o grupo gritando por vingança pela morte do seu marido falecido.



As dríades  ex-esposas do dragão que dominava o lugar não estão felizes com a presença dos assassinos do marido.

ENCONTRO 09 (SESSÃO 09): 

Quando as dríades e os unicórnios foram derrotados, os heróis vasculharam o ambiente e encontraram uma escadaria que subia para o andar superior. Lá, descobriram que o caminho estava bloqueado por uma grade,porém e grade cedeu perante à imensa força do deva clérigo Aleirf. Continuando pelo caminho, os heróis chegam até um corredor aonde um imenso ogro completamente armadurado fazia guarda. Os heróis até avançam, mas são interceptados por alguns estranguladores de estimação do ogro.

O combate mostra-se um pouco complicado, pois os estranguladores conseguiam agarrar os personagens à distância. O ogro possuía uma armadura muito pesada, o que o tornava difícil de ser acertado pelos ataques dos heróis. Mas com o tempo, os heróis foram virando o jogo aos poucos.


Um corredor do estrangulamento!

== OBSERVAÇÕES DO MESTRE ==  

Encontro 04 (Sessão 04): Eis que estamos na segunda parte desse primeiro capítulo da campanha Arautos da Guerra. Aqui uma sessão especial e muito aguardada por mim pois era a primeira vez que eu utilizaria a Luz Dinâmica do ROLL20! Basicamente um recurso de luz e sombra que simula o que os personagem conseguem ver quando estão e uma masmorra muito escura e eles estão com alguma fonte de luz. Porém, a sessão se mostrou um pouco exaustiva para mim. Para começar, dois jogadores faltaram e não tinham dado nenhum sinal de vida (mais tarde e contaram que eles dormiram além da conta). Tive então que distribuir os personagens deles entre os outros jogadores, aí surgiu o segundo problema: eu não tinha a ficha de um dos personagens! Outro problema que surgiu era que a luz dinâmica do mapa não estava devidamente configurada, e perdi um pouquinho mais de tempo ajeitando. O combate inicial também de mostrou um pouco trabalhoso, pois alguns dos monstros do combate estavam atacando do segundo andar do castelo, então eu tinha que ficar constantemente mudando de tela na hora do combate. Outro fator exaustivo também foi que o encontro dessa sessão basicamente foi a união de dois encontros dentro do castelo. Porém eu já sabia que poderia haver essa possibilidade. Houve muitos monstros para serem controlados e vez ou outra eu me perdia aqui nas minhas anotações. Mas no fim, foi um combate árduo e espero que tenha sido divertido para os jogadores, pois eu fiquei meio que exausto com tantas coisas que eu estava tendo que configurar ao mesmo tempo. Porém, da próxima vez, estarei mais experiente e saberei lhe dar melhor.

Encontro 05 (Sessão 05): Nesta sessão, tivemos duas substituições de personagens. O feral vingador Klaus deu lugar ao eladrin senhor da guerra Khyrael e o humano paladino Raegar deu lugar ao humano lâmina arcana Samedi. Basicamente esta foi uma sessão para realizar o encontro dos novos personagens. Resolvi fazer com que os dois novos heróis fizessem na verdade parte do grupo de heróis que originalmente matou o dragão verde que habitada este forte onde eles estão. Eles começaram presos em um andar subterrâneo. Eu planejava fazer com que os mercenários escoltassem eles de suas celas e apenas lá encima houvesse uma confusão na qual eles iriam conseguir revidar. Porém, como sempre, os jogadores sempre surpreendem os Mestres e eles bolaram uma forma de fugir que eu não previa. Na hora dificultei, mas percebi que isso poderia frustrar os jogadores com as faltas de opções e deixei rolar. Felizmente deu tudo certo e pude reunir os dois grupos de personagens numa boa. O combate contra os mercenários rolou tranquilamente, porém os personagens estão ficando cada vez mais escassos e perceberam que terão que realizar um descanso prolongado em breve.

Encontro 06 (Sessão 06): Aqui os aventureiros enfrentaram seu primeiro monstro solitário. Ou seja, um único monstro capaz de lutar sozinho contra um grupo inteiro de aventureiros. Normalmente eu gostaria de guardar esta experiência de enfrentar um solitário para momentos importantes na campanha, porém na busca por alguns monstros para rechear a masmorra me deparei com ele e achei que seria interessante colocá-lo naquele ponto da masmorra. A presença dele e suas motivações recheavam um pouco o "lore" da aventura ao meu ver.


Encontro 07 (Sessão 07): O encontro no "canil" do forte foi bem simples e pouco trouxe algum perigo para os aventureiros, mesmo eles estando à beira de seus esforços. O coitado do Javali não conseguia acertar seus ataques, isso devido a minha falha nos dados, que mal conseguia tirar um resultado acima de 10, somado à marca do defensor e à área mágica do mago Vernus.

Encontro 08 (Sessão 08): Não lembro bem aonde eu vi, se foi em uma aventura de algum evento do D&D Encounters ou em alguma Dungeon Magazine, um encontro envolvendo dríades e unicórnios e achei bem interessante o conceito. Finalmente, após vários anos de espera, finalmente tive a oportunidade de recriar um combate como esse. O combate envolvia menos monstros em comparação ao número de aventureiros do grupo. Porém os monstros eram mais fortes, de nível um pouco mais alto. As dríades e os unicórnios estavam focando mais
o eladrin senhor da guerra Khyarel e o humano lâmina arcana Samedi, devido ao envolvimento deles com a história recente do lugar. Samedi sofreu muito no começo do combate, diversos ataques de investida dos unicórnios o derrubaram bem no início do combate. Já o halfling bárbaro Garruk sofreu nas mãos das dríades que o controlavam feromônialmente e o obrigava a atacar os companheiros dele.

 Encontro 09 (Sessão 08): Este combate estava me preparando para fazer com que os estranguladores se concentrassem mais nos personagens que ficassem mais para trás, enquanto o ogro com sua CA gigantesca aguentasse o rojão dos heróis que conseguissem chegar até ele. E quando eu falo de personagens que ficam mais atrás eu me refiro mais ao humano mago Vernus, que até esse momento na campanha não levou um único dano!

== VEJA A PARTE 3 ==

Um comentário:

  1. O combate foi trabalhoso, mas com a singergia dos poderes e habilidades dos personagens se alinhando -graças à Bahamut!- não foi o mais mortal dos combates!

    ResponderExcluir