quarta-feira, 4 de abril de 2018

(D&D 4E) ARAUTOS DA GUERRA - CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA (Parte 1)

Olá jogadores e Mestres amantes de Dungeons & Dragons!
Eis que estamos dando continuidade à campanha de D&D 4E intitulada ARAUTOS DA GUERRA.
 
- CAPÍTULO 1: AMYRIA (Parte 01), (Parte 02), (Parte 03)
- CAPÍTULO 2: O COVIL DE YEENOGHU (Parte 01), (Parte 02)

== SINOPSE DO CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA ==

Os heróis foram até o Abismo e voltaram para trazer a paladina Amyria de volta à sua forma física, mas também foram informados pelo rei golias Raigor Dorso de Prata sobre o plano de invasão do infame vilão Lorde Auriakas Verminaard à capital Bordrin, que pretende trazer exércitos através de portais planares.

Para impedir os planos de Auriakas Verminaard, os heróis precisam adentrar um templo de Moradin em ruínas, onde descobrirão um parte do passado do vilão.

== OS HERÓIS ==
- Aleirf: Deva Clérigo de Bahamut 9
- Garruk Coração Puro: Halfling Bárbaro 9
- Joshua: Genasi (Alma Tempestuosa) Patrulheiro 9
- Samedi: Humano Lâmina Arcana9
- Rytlock Piromaster: Humano Mago 9

O arquimago Sapphiron
== INTRODUÇÃO ==
 
Após os acontecimentos da aventura anterior, os heróis concordam em seguir a deva paladina Amyria até a cidade de Bordrin para avisar a respeito da invasão que o vilão Lorde Auriakas Veerminard planeja contra a cidade.
Durante uma noite de acampamento no percurso, o humano mago Rytlock é magicamente contactado pelo arquimago Sapphiron, um dos fundadores da academia arcana que Rytlock leciona cuja sede fica localizada na distante e isolada cidade de Nefellus.

Sapphiron ficou sabendo do reporte que Rytlock fez para a academia arcana e solicita que o mago continuasse sua jornada com os heróis e reportasse tudo. Aparentemente o Sapphiron tem muito interesse de acompanhar essa história.

== OS ENCONTROS ==

ENCONTRO 01 (SESSÃO 20):

Os heróis estão muito próximos de alcançarem a cidade capital de Bordrin, porém no caminho se encontram com o genasi patrulheiro Joshua que esperava se encontrar com um velho conhecido seu, mas em vez de encontrá-lo no local combinado, o genasi foi recepcionado por algumas figuras má intencionadas. Um combate é travado e os heróis o solitário genasi a se livrar dos malfeitores.
 
O primeiro encontro foi resolvido através de um Desafio de Perícias.

ENCONTRO 02 (SESSÃO 20):

Após o confronto, o genasi patrulheiro Joshua interroga os malfeitores a respeito de seu velho amigo Peregost, a pessoa com quem ele se iria encontrar naquele local. Os bandidos revelam que o meio-orc conhecido como Peregost estava investigando um mistério envolvendo o estranho comportamento que os sacerdotes de Bordrin estavam desempenhando nos últimos dias, porém isso acabou chamando a atenção de uma guilda de ladrões da cidade conhecida como os Ratos Podres que de alguma forma estava envolvida nessa história. Como resultado, os Ratos Podres sequestraram o meio-orc.

Os heróis decidem ajudar o genasi patrulheio com esse caso, porém a deva paladina Amyria e o eladrin senhor da guerra Khyrael resolvem prosseguir até o conselho regente de Bordrin alertar a todos da invasão de Lorde Verminaard.

Os heróis adentram a cidade de Bordrin. Joshua conduz todos até a residência de Peregost, localizado no Distrito da Favela, atrás de alguma pista de seu paradeiro, mas lá chegando descobrem que um misterioso halfling está residindo no lugar. 

O halfling se apresenta como Taslehoff Pés Ligeiros, e afirma que está lá cuidando da casa do meio-orc enquanto ele está fora atrás de uma grande caçada. Os heróis não acreditam na história do halfling e o pressionam a contar a verdade. Após resistir um pouco, Taslehoff revela que os Ratos Podres o ordenaram a permanecer naquele local e que eles sequestraram o meio-orc Peregost, levando-o até a sede da guilda. Os heróis pressionam ainda mais o halfling que acaba revelando aonde a sede está localizada.

Seguindo para lá, os heróis descobrem que a sede na verdade é uma casa comum como qualquer outra perdida meio das favelas. Havia um guarda no local mas ele não demonstra muita resistência contra os aventureiros. Os heróis adentram a casa atrás do meio-orc e encontram uma porta trancada que leva para o porão.

Eles arrombam a porta e descem para o porão, apenas para se verem interrompendo uma reunião da guilda, formada por diversos homems-ratos, com o seu líder, um temível observador! O meio-orc Peregost se encontra no lugar, amarrado e desmaiado.

Um combate cruel se inicia, os heróis cuidam primeiro dos homens-ratos antes de partirem para cima do observador. A aberração dispara seus raios ópticos com efeitos diversos em todos os aventureiros, mas estes se organizam com perfeição para tentar minimizar ao máximo o poder de ataque da criatura. É um combate acirrado e todos utilizam suas melhores proezas, magias e orações para dar fim à existência da criatura. Então finalmente, após uma trabalhosa corrida contra o tempo, o observador tomba morto no chão.


Pegos de surpresa! Ninguém esperava que naquele porão haveria um observador! :D

ENCONTRO 03 (SESSÃO 21):

Os heróis, abatidos pelo mortal encontro anterior, conduzem o torturado meio-orc Peregost de volta à sua residência. Após ser tratado com arte medicinal e magias divinas pelos aventureiros, o meio-orc já se sente melhor das injúrias sofridas nas mãos dos Ratos Podres.


Peregost explica mais a respeito do comportamento estranho que os sacerdotes locais andavam tendo, ele também indica três sacerdotes que ele ainda não havia investigado: o Alto Cardeal da Igreja de Moradin: Boris Barbaprata, o curador do mortuário da cidade e sacerdote da Rainha de Rapina: Doutor Mabuse e o paladino de Erathis e fundador da Ordem do Cálice: Sor Devian. Os heróis decidem concluir o trabalho por conta própria.

Os aventureiros decidem começar pelo mortuário da cidade, que era o mais próximo deles. Lá chegando, os heróis conhecem o excêntrico Doutor Mabuse, que diz não poder ajudá-lo, mas seus "amigos do outro lado" sim. Ele explica que esses seus "amigos" podem se comunicar através das cartas de seu baralho, porém por um preço... Se desejassem puxar uma carta que lhes contará algo relacionado com o que está acontecendo na cidade, eles devem doar parte de sua essência vital. Em termos de regra, o personagem que puxar a carta perderá um pulso de cura que só voltará quando eles alcançarem o estágio exemplar (nível 11).

Os heróis se revezam e acabam por puxar todas as oito cartas disponíveis.



Cada carta puxada revelava parte do mistério que estava ocorrendo em Bordrin
Após puxarem as cartas, o Doutor Mabuse explica o que os seus "amigos do outro lado" revelaram: Os sacerdotes locais, assim com governantes importantes e os próprios figurões militares estavam sendo controlados mentalmente por alguma força desconhecida, porém essa força tinha alguma relação com "cavaleiros dracônicos". Entretanto, havia alguém diferente, tratava-se do Alto Cardeal de Moradin, o anão Boris Barbaprata. O Cardeal não estava sendo controlado mentalmente, mas sim estava sendo substituído por um farsante.

ENCONTRO 04 (SESSÃO 22):

Com a informação que o Alto Cardeal Boris Barbaprata seria um farsante os heróis decidem investigá-lo. De acordo com as informações repassadas por Peregost, o Cardeal atuava na Bigorna de Pedra, uma gigantesca catedral dedicada à Moradin.


Lá chegando, os heróis se dividem para encontrá-lo, e foi o humano mago Rytlock que o encontrou nos jardins por trás da catedral. O cardeal estava conversando com a capitã da guarda da cidade, a anã Aurora, que está acompanhada por alguns soldados. O mago não consegue ouvir o que os dois estão conversando e sai para chamar o restante do grupo. Quando todos se reúnem no jardim, eles presenciam o cardeal deixando a catedral acompanhado de dois soldados. Os heróis resolvem segui-lo.

Caminhando com cautela pelas ruas durante uma escura noite o suposto falso cardeal segue juntamente com os dois soldados até um armazém localizado em outro ponto da cidade.

Os heróis adentram o armazém através de uma pequena porta lateral. Lá dentro presenciam que o local está lotado de soldados, além de alguns homens-ratos. Na outra extremidade, um cardeal Boris Barbaprata parece chutar e gritar para outro cardeal Boris Barbaprata, este segundo quase nu, com o corpo cheio de hematomas, feridas e a barba chamuscada.

Ao lado dos dois um misterioso draconato de escamas brancas observa atentamente a tortura.

Os heróis adentram no estabelecimento afim de resgatarem o verdadeiro cardeal.


Capturem o falso cardeal! Um armazém infestado de vilões!
O combate literalmente esquentou!

ENCONTRO 05 (SESSÃO 23):

Antes que todo o armazém fosse consumido pelas chamas, os heróis resgatam o verdadeiro cardeal Boris Barbaprata, além do farsante que se passava por ele, que na verdade se tratava e um doppelganger, uma criatura com a habilidade de mudar sua forma física para que se pareça com outra pessoa. Eles levam os dois escondidos para uma estalagem local. Lá eles tratam o cardeal e interrogam o doppelganger que se passava por ele.


O doppelganger revela que ele estava trabalhando para uma misteriosa ordem de draconatos conhecida como a Ordem Cromática. Ele revela também que seu dever era tomar o lugar do cardeal Boris Barbaprata até que o exército da Ordem Cromática pudesse atravessar um portal que há dentro das criptas da catedral Bigorna de Pedra, em Bordrin.

Por fim ele revela que o verdadeiro Cardeal Boris Barbaprata ainda estava sendo mantido vivo pois desconfiavam que ele poderia informar como desativar as proteções e armadilhas que haviam na cripta onde o portal estava localizado.

No dia seguinte, o verdadeiro Cardeal Boris Barbaprata providenciou que o doppelganger ficasse aprisionado nas dependências da catedral. Boris também solicita que os heróis adentrassem as criptas e atravessassem o portal. O portal os levariam a uma antiga catedral de Moradin, conhecida como o Templo da Raíz da Montanha, e lá impedissem que os exércitos da Ordem Cromática avançassem contra Bordrin. O cardeal também aproveita para que enquanto os aventureiros estivessem no Templo da Raíz da Montanha, procurassem por um antigo tomo de escrituras sagradas conhecido como Inabuculum Primitivo.

O cardeal conduz os aventureiros para a entrada das criptas e diz que a partir daquele ponto ele não poderia continuar devido a um juramento sagrado, deixando-os a sós para que os heróis iniciem sua busca pelo portal que os levará até o templo Raíz da Montanha.


As entradas das criptas da catedral Bigorna de Pedra
Antes de alcançarem as criptas, os heróis enfrentam um corredor repleto de armadilhas mortais.

Pêndulos com foices...
Labaredas...
Serras...
... e até uma Pedra Rolante!
E que ainda liberou um Cubo Gelatinoso tampando a entrada!

ENCONTRO 06 (SESSÃO 24):

Superadas com sucesso as armadilhas (e ainda vivos!), os heróis finalmente alcançam a cripta principal. Assim que adentram, alguns espíritos de anões guardiões acusam os aventureiros de serem ladrões invasores, e avançam na direção deles afim de impedi-los de supostamente saquear o lugar. Algumas estátuas guardiãs também despertam e avançam.

Os espíritos dos antigos guardiões da cripta surgem para lidar com os heróis "saqueadores."

== OBSERVAÇÕES DO MESTRE == 
 
ENCONTRO 01 (SESSÃO 20):

Nessa aventura tivemos a estreia do novo personagem, o genasi patrulheiro Joshua, que viria a substituir o eladrin senhor da guerra Khyrael. Então, tive que pensar em uma forma de introduzi-lo. Tive diversas ideias, mas nenhuma estava me convencendo, basicamente a ideia de fazer com que os heróis saíssem de sua missão principal para se unirem ao personagem novo em sua missão particular me pareceram muito forçadas. Então, justamente no dia da sessão, finalmente tive uma ideia que me convencesse. Porém eu teria que fazer um encontro de combate e mão tinha tempo. Mas então eu tive um plano B: fazer o encontro de combate onde os heróis conheceriam seu novo companheiro na forma de um Desafio de Perícias! E no final deu tudo certo!

ENCONTRO 02 (SESSÃO 20):

Há muito, muito tempo eu tive a ideia para uma aventura envolvendo um mini culto dedicado a um Observador na qual ocorria entro de um casebre comum perdido entre milhares de outros. Aqui eu tive a oportunidade de jogar minha ideia para dentro dessa campanha, apenas trocando o culto por uma guilda de ladrões. O legal era que os jogadores não faziam a menor ideia do que eles encontrariam ali e e repente... um observador jogado na cara deles. Hehehe

O legal também é que é a primeira vez em que eu controlei um observador no D&D 4E. Na verdade, houve uma antiga tentativa já, mas um jogador combeiro fez o favor de matar o bicho em duas rodadas então nem valeu pra mim... né Mateus Aires? :D 

ENCONTRO 03 (SESSÃO 21):

O terceiro encontro seria uma espécie de sandbox pela cidade de Bordrin, os heróis tinham como objetivo descobrir o que estava acontecendo com os sacerdotes locais, eles tinham basicamente que falar com um ou mais sacerdotes que o Peregost ainda não havia investigado ou investigarem por conta própria. Em cada um dessas opções, teria um desafio diferente. Eles optaram por visitar o sacerdote da Rainha de Rapina, Doutor Mabuse. Com ele, os personagens poderia descobrir o que estava acontecendo na cidade em troca de pulsos de cura, ou parte da história, caso não quisessem gastar muitos pulsos. A história aqui era revelada através de "cartas de tarot", que ao serem puxada (em troca de um pulso de cura), revelava um pedaço da intriga. Aqui, os jogadores resolveram se revezar seus pulsos e puxaram todas as cartas. Descobriram que o próximo passo era investigar o Alto Cardeal Boris Barbaprata, que eles sabiam tratar-se de um farsante.

ENCONTRO 04 (SESSÃO 22):

A investigação dos heróis ao falso Alto Cardeal Boris Barbaprata os levam até um armazém antigo onde este encontro se desenrolou. Foi um encontro simples, apenas com inimigos normais e com muitos lacaios. Resolvi fazer com que o local todo pegue fogo de última hora, para dar um clima mais "cinematográfico" no encontro.


ENCONTRO 05 (SESSÃO 23):

Este foi o primeiro encontro que narrei em toda minha vida focado apenas em armadilhas. Além disso, finalmente realizei um sonho de colocar uma pedra rolante gigante para cima dos personagens. Hehehe.


ENCONTRO 06 (SESSÃO 24):

Aqui um encontro mais simples, apenas os personagens contra alguns fantasmas e algumas estátuas animadas. Nada de especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário