domingo, 27 de maio de 2018

(D&D 4E) ARAUTOS DA GUERRA - CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA (Parte 2)

Olá jogadores e Mestres amantes de Dungeons & Dragons!
Eis que estamos dando continuidade à campanha de D&D 4E intitulada ARAUTOS DA GUERRA.

- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULO 1: AMYRIA (Parte 01), (Parte 02), (Parte 03)
- CAPÍTULO 2: O COVIL DE YEENOGHU (Parte 01), (Parte 02)
- CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA (Parte 01)

== SINOPSE DO CAPÍTULO 3: BORDRIN SITIADA ==

Os heróis foram até o Abismo e voltaram para trazer a paladina Amyria de volta à sua forma física, mas também foram informados pelo rei golias Raigor Dorso de Prata sobre o plano de invasão do infame vilão Lorde Auriakas Verminaard à capital Bordrin, que pretende trazer exércitos através de portais planares.

Para impedir os planos de Auriakas Verminaard, os heróis precisam adentrar um templo de Moradin em ruínas, onde descobrirão um parte do passado do vilão.

== OS HERÓIS ==

- Aleirf: Deva Clérigo de Bahamut 10
- Garruk Coração Puro: Halfling Bárbaro 10
- Joshua: Genasi (Alma Tempestuosa) Patrulheiro 10
- Olivier: Halfling Ladino 10
- Samedi: Humano Lâmina Arcana 10
- Rytlock Piromaster: Humano Mago 10

== OS ENCONTROS ==

ENCONTRO 07 (SESSÃO 24):

Assim que atravessam o portal para a antiga catedral de Moradin, os heróis surgem em uma caverna, talvez uma antecâmara. Sons adiante sugerem que eles não estão sozinhos. Ao investigarem, descobrem que um grupo de criaturas feéricas, alguns spriggans acompanhados de uma eladrin e um arbusto errante são a fonte dos barulhos.

O que criaturas feéricas fazem em um antigo templo de Moradin?

ENCONTRO 08 (SESSÃO 25):

Após uma rápida batalha contra os seres feéricos, os heróis pouparam a vida de um dos spriggans, Tipim era seu nome. O pequeno Tipim revela aos heróis que eles estavam explorando a catedral de Moradin a mando de seu rei, o poderoso fomoriano Cashlain, conhecido como o Rei de Pele Rochosa. Cashlain deseja obter um livro sagrado localizado em algum lugar dessa catedral em ruínas, um livro conhecido como o Icunábulo Primitivo, o mesmo livro que os heróis vieram buscar.


Tipim também revela que sua comitiva também estava aprisionada naquele lugar já a quase duas semanas, e que eles não conseguiam atravessar os portais de volta para a Agrestia das Fadas pois o Guardião dessa catedral nãos os permitiam sair. A situação piorou há poucos dias quando um grupo de draconatos também invadiu o lugar e batalhou por territórios contra as fadas.

Por fim Tipim revela que dará um grande tesouro que as fadas estavam reunindo do local aos heróis caso eles poupem sua vida. Os heróis desconfiam de uma armadilha mas aceitam poupá-lo e Tipim os conduz por alguns túneis cavernosos.

Quando chegam em uma nova câmara Tipim aponta que o tesouro está guardado lá, porém alguns criaturas cavernosas apareceram e mataram seus antigos companheiros que guardavam o tesouro. As criaturas tratavam-se de dois xorns, porém quando os aventureiros avançam para enfrentá-los, são também atacado por um bullete e por um manto negro.

Vendo a oportunidade de vingar-se, no meio da batalha Tipim resolve atacar o grupo também.

Os heróis estão diante de um grande tesouros, porém precisam se livrar de algumas criaturas cavernosas primeiro.

ENCONTRO 09 (SESSÕES 25 e 26):

Os heróis se livram das criaturas cavernosas (e do Tipim), e resolvem descansar antes de continuarem a explorar o local. A próxima área que eles descobrem, aparenta ser o hall principal da catedral de Moradin. Uma área extensa com uma teto bastante elevado. Porém algumas criaturas feéricas estão vagando pelo local, trata-se de alguns céleres, pequenas fadas que atingem velocidades impressionantes quando correm, dois banshraes, umas fadas humanoides com feições insectoides e um ente.



Mais criaturas da Agrestia das Fadas encaram os aventureiros

As fadas não gostaram da chegada dos aventureiros e os atacam. Os céleres utilizam sua imensa agilidade para desferirem estocadas com suas espadas curtas antes de fugirem para evitar reprimendas. Os banshraes disparam dardos envenenados para retardar os aventureiros e o ente permanece de longe arremessando pedaços de rocha que ele arranca das colunas derrubadas próximas.

A batalha prossegue por um tempo quando de repente a porta ao norte é fortemente arrombada, nesse momento gigantescos trolls acompanhados por uma cria dracônica vermelha e liderados por um monstruoso troll de duas cabeças a atravessam adentrando no recinto e interrompendo a batalha.


Invasão de trolls!!!
Batalha interrompida! Foquem nos trolls!!!

Neste momento os dois grupos, as fadas e os aventureiros cessam seus ataques um nos outros e se focam nos trolls que chegaram. Neste momento, o combate se intensificou, o foco maior eram os trolls, porém vez ou outras s dois grupos iniciais ainda trocavam ataques um com o outro quando era bem conveniente.

O combate foi bem intenso, um a um os trolls foram sendo derrubados, era necessários atear fogo no corpo das criaturas para evitar que elas se regenerassem. Quando o último troll caiu, ainda restavam poucas fadas e o ente.


Os aventureiros venceram o embate, mas a um custo. O genasi patrulheiro Joshua perdeu sua vida no confronto...

ENCONTRO 10 (SESSÃO 27):

O confronto contra as fadas e os trolls custou aos aventureiros a vida de um companheiro. Os heróis cremam seu corpo e prestam homenagens. Porém, um pequeno ser observa tudo às escondidas, trata-se no pequeno halfling ladino Olivier, que estava refém dos trolls e testemunhou toda a batalha quando eles arrombaram a porta.


Quando os aventureiros resolveram descansar, Olivier entra em cena para se revelar. Primeiramente, para tentar assegurar sua vida, Olivier tenta fazer de refém o deva clérigo de Bahamut, Aleirf, mas quando os aventureiros reagem, ele se demonstra estar do lado deles.

O pequeno Olivier conta sua história: Ele fazia parte de uma guilda de ladrões atuante na cidade de Bordrin: os Ratos Podres (que os aventureiros tiveram contato no começo da aventura), porém quando a guilda passou a ser ministrada pelo observador Xantonar, Olivier resolveu abandoná-la. O destino acabou-o fazendo-o trabalhar/ser refém para a Ordem Cromática, o grupo de draconatos liderados pelo vilão Lorde Verminaard que planejam invadir Bordrin.

A principal função de Olivier era servir como interprete, repassando as ordens da Ordem Cromática para os trolls, já que Olivier conhecia o idioma deles. Quando dois dos generais da Ordem Cromática adentraram esta antiga catedral de Moradin, Olivier e os trolls vieram juntos. O halfling revela que os draconatos estão tentando trazer um exército aliado através de um portal específico, porém o Guardião do lugar barrou todos os portais que serviam como entrada e saída do local. Nesse exato momento, a Ordem Cromática está tentando, através de tortura, obrigar que o Guardião ceda seu poder de barrar os portais para que a Ordem Cromática consiga trazer os exércitos do Mar Astral e assim invadir Bordrin por dentro.

Olivier ressalta que é questão de tempo até que a Ordem Cromática consiga o que está querendo, e alerta que mesmo que os aventureiros consigam deter a Ordem, outros dois generais estão organizando exércitos para uma invasão à Bordrin por fora.

Os aventureiros descansam para se recuperarem dos ferimentos sofridos do encontro anterior, quando estão todos preparados, eles continuam. Mas antes de subirem através da porta que os trolls arrombaram, eles resolvem explorar uma outra passagem.


O som de uma queda d´agua pode ser ouvido conforme os aventureiros avançam. Logo, a luz do bastão solar carregado pelo deva clérigo Aleirf revela uma pequena cachoeira subterrânea adiante, além disso, a luz atrai as criaturas que habitavam aquele local: Logo os aventureiros se deparam cercados de ciclopes além de uma bruxa uivadora que os comanda.


Ciclopes por todos os lados!

O confronto não exigiu muito por parte dos aventureiros, que derrotaram os ciclopes e a bruxa sem muito esforço. Durante o combate, os aventureiros descobrem que o pequeno halfling Olivier era na verdade um homem-rato!

Quando todos os inimigos foram derrotados, entre os espólios carregados pela bruxa uivadora os heróis encontram o livro que vieram atrás: o Icunábulo Primitivo. Se conseguirem levá-lo de volta para o cardeal Boris Barbaprata em Bordrin, ele conseguirá realizar um ritual que livrará todos na cidade que estão sendo controlados mentalmente.

ENCONTRO 11 (SESSÃO 28):

Com o Icunábulo Primitivo em mãos restava para os heróis apenas mais um caminho, o caminho por onde surgiram os trolls e que de acordo com o halfling ladino Olivier os levariam ao confronto direto com os generais da Ordem Cromática.


Após um breve descanso para recuperarem suas energias, os heróis seguem para confrontar a Ordem Cromática. O local parece ser um relicário muito, muito antigo, onde artefatos antigos relacionados à Moradin foram guardados, apesar de hoje em dia estarem muito desgastados pelo tempo e pelo mofo.

Há um enorme portal no local, os heróis conseguem vislumbrar um mar de estrelas do outro lado, porém todas as atenções estão voltadas para os vilões presentes. Dois draconatos da Ordem Cromática, um de escamas azuis e um de escamas negras comandam alguns trolls para cima dos aventureiros, eles também estão sob controle de um Eidolon que utiliza seus poderes divinos para defender as criaturas malignas.


O combate é feroz mas é bem conduzido pelos aventureiros, os inimigos um a um vão caindo aos seus pés. A Ordem Cromática perde mais dois de seus generais.


Os heróis confrontam a Ordem Cromática e seus monstros.


== CONCLUSÃO ==

Os heróis derrotam mais dois generais da Ordem Cromática. De acordo com o halfling ladino Olivier eles planejavam trazer um exército aliado do Mar Astral para invadir Bordrin por dentro. Porém o Guardião havia selado todos os portais do templo. A Ordem Cromática estava há dias torturando o Guardião tentando fazer como que ele liberasse os portais para que o exército do Mar Astral entrasse em Nerath.

Como refém da Ordem Cromática, o halfling ladino Olivier ficou conhecendo muito dos planos de invasão à Bordrin e inclusive fez amizade com o Guardião quando este não estava sendo torturado. O halfling aponta o caminho que levaria os heróis a conhecê-lo.

Após alguns túneis, os heróis enfim se encontram com o Guardião, que tratava-se de um majestoso dragão de cobre. Porém, essa majestade estava maculada por diversos ferimentos sérios e encontrava-se totalmente acorrentada durante dias, possibilitando apenas movimentos mínimos.

Os heróis ajudam o dragão a se libertar enquanto o deva clérigo Aleirf comunhava diversas orações de cura para sarar os ferimentos.

Os heróis encontram o Guardião do templo Raíz da Montanha

O dragão de cobre agradece e se apresenta como Galakrond. Ele conta que está ciente dos planos da invasão de Bordrin planejado pela Ordem Cromática e revela conhecer o passado de seu líder vil Lorde Auriakas Verminaard e que pretende partilhá-lo com os aventureiros.

Galakrond conta que há muitos anos em um continente mais ao sul, Lorde Auriakas Verminard iniciou sua carreira como um aventureiro comum, porém logo ele entrou para uma ordem de Bahamut, mas logo foi expulso por tem ideais incondizentes com os da ordem. Então, Verminaard gastou sua riqueza acumulada de seus tempos de aventureiro e fundou uma ordem militar privada e em pouco tempo ganhou a simpatia do governo com seus serviços e adquiriu o titulo de Lorde.

Certo dia, durante uma missão onde ele liderava pessoalmente, seu batalhão desmantelou uma ordem dedicada à Tiamat, fazendo diversos prisioneiros. Entre esses prisioneiros estava uma jovem iniciada humana cujo nome era Takhisis.

Durante as sessões de interrogatório com os membros da ordem de Tiamat, Lorde Verminaard adquiriu certo afeiçoamento pela humana sacerdotisa, e logo esse afeiçoamento transformou-se em amor, amor profundo e doentio. Verminaard percebeu que sua visão do mundo muito se assemelhava com os dogmas de Tiamat, e graças ao amor que Verminaard sentia pela jovem humana, não foi difícil ele mesmo tornar-se um seguidor da deusa dracônica da ganância e da vingança.

Verminaard então entregou-se de corpo e alma à Tiamat. Juntamente com a jovem Takhisis, além de sua influencia, poder e riquezas, eles organizaram um golpe de estado para tomar o poder nos reinos, juntando seguidores para dominar todo o continente. Mas a ganância de Verminaard era grande e com o intuito de presentear sua amada com uma terra apenas para ela, o infame senhor da guerra mirou seus olhos para o continente mais ao norte: Nerath.

Quando o dragão Galakrond termina de contar a história do vilão, o halfling ladino Olivier revela que ele descobriu durante o tempo em que eles esteve refém dos generais draconatos, que apesar da Ordem Cromática ser submissa à Verminaard e estar organizando a invasão contra Bordrin, o próprio Lorde Auriakas Verminard não está participando ativamente da invasão. Verminaard permanece escondido em uma cidade próxima, Tarth, monitorando tudo à distância.

Mas os aventureiros sabem que antes de irem até Tarth confrontar diretamente Lorde Verminaard, primeiramente eles devem impedir a invasão contra Bordrin!

O templo Raiz da Montanha, a masmorra explorada pelos aventureiros nesta segunda parte da aventura.

== OBSERVAÇÕES DO MESTRE ==

- Para esta segunda parte da aventura, mais uma vez tive o prazer de utilizar os tiles de mapas do artista Gabriel Pickard, que acabou me proporcionando a maior masmorra que montei no ROLL20 até agora.

- ENCONTRO 07 (SESSÃO 24): Para este encontro, procurei algumas criaturas incomuns do tipo feérico. Acabei achando os Spriggans, conhecidos como Redcaps em outras edições do D&D. Eles são parentes deformados dos gnomos que vivem na Agrestia das Fadas e servem aos fomorianos. Quando o combate se encerrou, os personagens deixaram um dos spriggans vivo para interrogá-lo. Nomeei-o de Tipim e pelo rápido momento em que ele permaneceu em jogo, foi o suficiente para provocar a ira nos jogadores devido a sua traiçoeiragem no encontro seguinte.

Monstros do Encontro
- 2 Spriggans Giantsoul (Bruto de Nível 8)
- 2 Spriggans Witherer (Artilheiro de Nível 8)
- Shambling Mound (Bruto de Nível 9)
- Eladrin Twilight Incanter (Controlador de Nível 8)

- ENCONTRO 08 (SESSÃO 25): Para esse encontro eu queria misturar o máximo de criaturas cavernosas possível, então aproveitei e pequei aquelas que mais sentia vontade de experimentar em jogo. Mas ao mesmo tempo queria fazer desse um encontro mais simples, para não sobrecarregar os personagens para o encontro seguinte que seria bem pesado. Então criei um encontro um pouco mais abaixo do nível dos personagens.
Monstros do Encontro
- 2 Xorns (Guerrilheiro de Nível 9)
- Darkmantle Enveloper (Espreitador de Nível 8)
- Bullete (Guerrilheiro de Elite de Nível 9)

- ENCONTRO 09 (SESSÕES 25 e 26): Este foi o encontro mais esperado por mim nesta segunda parte da aventura e de toda a aventura e geral. Pois ele aparentava ser promissor, e realmente foi. Ele começou como um encontro normal aos olhos dos jogadores, mas quando uma segunda leva de monstros chegou arrombando uma porta, a sensação e vitória desapareceu para os jogadores. Esse encontro de combate levou cerca de duas sessões para ser concluído e bem no finalzinho dele, tivemos a primeira baixa da campanha, o eladrin patrulheiro Joshua caiu e partiu dessa para a melhor. Foi um encontro emocionante. Para mim, o melhor de toda essa aventura. A sensação de TPK era evidente.


Primeiro Grupo de Monstros do Encontro
- 2 Banshraes Dartswarmers (Artilheiro de Nível 11)
- 5 Quickling Runners (Guerrilheiro de Nível 9)
- Bramblewood Ent (Soldado de Nível 10)


Segundo Grupo de Monstros do Encontro
- 4 Trolls (Bruto de Nível 9)
- 2 Spitting Trolls (Soldado de Nível 10 - Líder)
- Troll de Duas Cabeças (Bruto de Elite de Nível 10)
- Redspawn Firebelcher (Artilheiro de Nível 12)

- ENCONTRO 10 (SESSÃO 27): Minha intenção neste encontro era fazer ele ser bem móvel, com os ciclopes arremessando azagaias de longe e forçando os personagens segui-los por todo o mapa até embaixo enquanto a bruxa uivadora utilizaria algumas magias de teleporte para atrapalhar os aventureiros. Porém, como os jogadores acabaram de passar por um combate bem complicado, resolvi dar uma colher de chá pra eles aqui e fazer um encontro mais simples, com os monstros só chegando e batendo mesmo.
  
Grupo de Monstros do Encontro
- Hethralga, Unic Howling Hag (Controlador de Nível 12)
- 5 Cyclops Crusher (Bruto de Nível 10)

- ENCONTRO 11 (SESSÃO 28): Este foi outro encontro que a principio queria fazê-lo mais desafiador, pois aqui eles confrontariam dois dos generais da Ordem Cromática, iria fazê-los como monstros do tipo Elite, por exemplo. Porém resolvi deixar o encontro mais simples mesmo. Se todo encontro pelo caminho fosse ultra-desafiador, com o tempo perderia a graça. Mesmo assim, o encontro atendeu as expectativas. O destaque aqui foi o Eidolon, que serviu como um bom suporte para os demais inimigos antes de cair pra porrada.

Monstros do Encontro
- Eidolon (Controlador de Nível 13 - Líder)
- Spitting Troll (Soldado de Nível 10 - Líder)
- 2 Trolls (Bruto de Nível 9)
- 2 Dragonborns Gladiators of Tiamat (Soldado de Nível 10)

- O guardião do templo a principio seria um Azer, uma espécie de "anão de fogo", porém eu queria algo mais "grandioso", então, faltando dois dias para a sessão, me veio a ideia de substituir o Azer por um Dragão de Cobre. Dragões são fundamentais na mitologia do jogo, então sempre quando algum deles aparece em uma campanha aquele momento torna-se único.

Confira a parte 3 AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário